Quais as Vantagens ?
De uma forma resumida, eis as principais vantagens de que poderá beneficiar pelo facto de adquirir um apartamento, escritório ou espaço comercial servido pela Rede Urbana de Frio e Calor do Parque das Nações:
Qualidade e conforto
Basta ligar! O sistema da CLIMAESPAÇO é cómodo e de fácil utilização. O frio é distribuído através de água arrefecida e o calor através de água aquecida. No interior da habitação, a energia é transferida para o ambiente nos chamados equipamentos terminais: ventiloconvectores, radiadores ou toalheiros aquecidos. As águas sanitárias são aquecidas em depósitos acumuladores.
Preservação da estética
A qualidade arquitectónica dos edifícios e a paisagem urbana do Parque das Nações constituem uma das mais valias deste espaço único. Foi a pensar na sua salvaguarda que, através de legislação específica, se proibiu a instalação de aparelhos de ar condicionado, condutas de ar ou chaminés nas fachadas dos edifícios. Mais recentemente, foi proibida a utilização de aparelhos de ar condicionado convencionais e caldeiras a gás nos edifícios do Parque das Nações. O sistema da CLIMAESPAÇO assegura o respeito pela legislação em vigor (Portaria n.º 1130-B/99, de 31 de Dezembro) e proporciona total conforto térmico sem impactos visuais, vibrações, ruído ou pingos para a via pública.
Segurança
Frio e calor sem riscos, é a proposta da CLIMAESPAÇO. Eliminando esquentadores, caldeiras e outros sistemas de combustão, eliminará o risco de incêndio, explosão ou asfixia por monóxido de carbono. Por outro lado, o sistema desenvolvido pela Climaespaço elimina a possibilidade contágio pela doença do legionário, patologia associada a alguns sistemas de climatização convencionais. Porque a sua saúde e a saúde dos seus estão acima de tudo.
Respeito pelo meio ambiente
À medida que as sociedades evoluem, a preservação do meio ambiente assume cada vez mais um papel central. É nossa responsabilidade deixar aos nossos filhos um planeta vivo e saudável. A CLIMAESPAÇO produz e distribui energia de forma racional, através de um sistema de trigeração alta eficiência, reduzindo desta forma em cerca de 40% o consumo de energia primária e as emissões de dióxido de carbono (CO2), principal responsável por aquele que é o maior problema ambiental do nosso tempo – as alterações climáticas.
​
​
Na figura seguinte apresentam-se as emissões de CO2 associadas a diversas tecnologias de produção de electricidade.
Para além disso, ao contrário do que sucede com as tecnologias convencionais, a central de produção da CLIMAESPAÇO não utiliza substâncias destruidoras da camada de ozono.
Para saber mais sobre este assunto consulte o documento Os Benefícios Ambientais da Rede Urbana de Frio e Calor do Parque das Nações.
Fiabilidade
A Rede Urbana de Frio e Calor do Parque das Nações foi concebida com o objectivo de maximizar a fiabilidade do serviço, pelo que o risco de falha ou perturbação no abastecimento de energia aos clientes é mínimo. A diversidade e a redundância das soluções tecnológicas empregues ao nível da produção, distribuição e transferência de energia é tal que o serviço urbano de frio e calor é mais seguro e muito mais fiável que qualquer central convencional de climatização.
​
Para saber mais sobre este assunto consulte o documento A Fiabilidade da Rede Urbana de Frio e Calor do Parque das Nações.
Tecnologias avançadas
A CLIMAESPAÇO integra um grupo de empresas com reconhecida competência internacional, que construiu e explora um grande número de redes de distribuição de frio e calor, um pouco por todo o mundo. O conceito de distribuição colectiva de energia térmica, usual em países como os EUA, a Alemanha ou a França, é exclusivo das áreas urbanas mais modernas e de melhor qualidade. A Rede de Frio e Calor do Parque das Nações é pioneira em Portugal, constituindo, pelas soluções tecnológicas empregues, um caso exemplar a nível europeu.
Economia
Ao contratar o fornecimento de energia térmica à CLIMAESPAÇO, evita realizar pesados investimentos em equipamentos de ar condicionado convencionais, grandes consumidores de electricidade ou gás natural, que comportam elevados custos de exploração e manutenção e que, ao fim de alguns anos, terão necessariamente que ser substituídos ou sujeitos a dispendiosas reparações.
​
O sistema da CLIMAESPAÇO proporciona-lhe, em média, uma redução de 20 a 50% na factura energética anual.
​
Com um tarifário sujeito a aprovação pelo concedente, indexado à evolução do índice de preços ao consumidor e ao preço do gás natural, a CLIMAESPAÇO garante-lhe a manutenção de condições vantajosas relativamente às soluções convencionais.
Factores de Conversão entre Energia Útil e Energia Primária