A Rede do Parque das Nações
Informação Comercial
A CLIMAESPAÇO desenvolveu no Parque das Nações um dos maiores projectos, de iniciativa privada, implementados em Portugal no âmbito das infra-estruturas energéticas urbanas. Esta infra-estrutura consiste numa central de trigeração de alta eficiência e uma rede urbana de distribuição de energia térmica, que permite o fornecimento de frio e calor para climatização e para aquecimento das águas sanitárias dos edifícios da zona.
A CLIMAESPAÇO iniciou o fornecimento de energia térmica aos seus primeiros clientes – o edifício da Portugal Telecom e o edifício Administrativo da Expo'98 – no Verão de 1997, tal como fora programado em 1995. Desde aquela data, o número de clientes cresceu rapidamente, acompanhando o ritmo de construção de novos edifícios.
Actualmente, quase todos os edifícios climatizados construídos no Parque das Nações estão ligados à Rede Urbana de Frio e Calor, nomeadamente o Centro Comercial Vasco da Gama, o Oceanário de Lisboa, o Hospital CUF Descobertas, o Casino Lisboa, o Pavilhão Atlântico, a FIL, as sedes da Vodafone, Optimus, Microsoft, IBM, Novabase, Sony, Sport TV e AXA, bem como todos os hotéis e edifícios de escritórios do Parque das Nações.
Estão também ligados à Rede Urbana de Frio e Calor a maioria dos edifícios de habitação construídos na área, nomeadamente a Torre São Gabriel, a Torre São Rafael, o condomínio Espelho do Tejo, o Condomínio da Torre, o Panoramic, o empreendimento Portucalle, as Casas do Tejo, os edifícios Marina Terrasse, os empreendimentos da Cooperativa Colmeia e toda a Vila EXPO, entre muitos outros.
A CLIMAESPAÇO assegura o fornecimento de frio e calor a cerca de 150 empreendimentos (comércio, escritórios, hotelaria, habitação e equipamento), sendo que as potências contratadas ascendem actualmente a 80 MW em frio e 81 MW em calor, repartidos entre os diversos tipos de uso.
O sucesso da CLIMAESPAÇO não se deve somente aos benefícios ambientais, de segurança, qualidade, conforto ou fiabilidade do sistema. Deve-se, também, às vantagens económicas do serviço em relação às tecnologias convencionais de climatização, quer em termos de investimento quer, sobretudo, em termos de exploração.
Esta foi a percepção da esmagadora maioria dos promotores imobiliários que, ao ponderarem exaustivamente a sua adesão a um sistema inovador e único em Portugal, acabaram por reconhecer as vantagens de um serviço largamente experimentado noutros países. Ao generalizar-se a adesão ao serviço de fornecimento de frio e calor, a constatação das vantagens oferecidas pela CLIMAESPAÇO é hoje quase imediata para todos os intervenientes, incluindo os promotores dos edifícios mais pequenos, como sejam os de habitação.
É, ainda, de elogiar o espírito aberto dos gabinetes de projecto e das empresas envolvidas na instalação dos sistemas de climatização dos edifícios que, devido ao carácter inovador do projecto, realizaram extensos estudos e um trabalho da mais elevada qualidade na avaliação das nossas propostas.
Consequentemente, a CLIMAESPAÇO continuará a acompanhar o crescimento urbano do Parque das Nações, ligando novos edifícios e aumentando a capacidade da sua central de produção, bem como a extensão das suas redes instaladas, que já perfazem cerca de 85 000 metros de tubagem totalmente isolada termicamente, cujos troços principais estão instalados em galerias técnicas.
Para ser assegurado o serviço com a qualidade desejada, a CLIMAESPAÇO não só contou com a sua experiência em projectos semelhantes, como utilizou os melhores equipamentos e conceitos, munindo-se de uma equipa única e operacional, que prima pelo seu dinamismo e conhecimentos técnicos. É, na verdade, nesta equipa voluntariosa que reside o maior trunfo desta empresa.
A CLIMAESPAÇO e a sua equipa procurarão sempre apoiar os seus clientes, vendo-os como parceiros, pois só do sucesso dos nossos clientes poderá advir o nosso próprio sucesso.
É também nesta equipa que os clientes da CLIMAESPAÇO podem apoiar-se para a resolução de dificuldades técnicas e de exploração, mesmo quando estas ocorrem dentro dos seus próprios edifícios. Na verdade, com esta aliança, que funciona todos os dias, sem interrupções, os nossos clientes nunca estarão sozinhos.
Esta cooperação reflecte-se, da mesma forma, na transparência dos preços de um serviço que, para muitos dos nossos clientes, é de importância capital. Com um tarifário sujeito a aprovação pelo concedente, indexado à evolução do índice de preços ao consumidor e ao preço do gás natural, a CLIMAESPAÇO garante a manutenção de condições vantajosas relativamente às soluções convencionais.
É pois desta forma que a CLIMAESPAÇO assume a responsabilidade de fornecer a energia térmica necessária à satisfação da procura, impondo qualidade de serviço e procurando maximizar o conforto dos seus clientes.
Para saber mais sobre a Climaespaço poderá consultar o Relatório de Actividades e Contas.